segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

mente vs ego




É preciso falar da mente e de como ela nos prega peças desde que nascemos. Antes eu preciso falar da Programação Neurolinguística. É baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso".

O sucesso aqui dependerá do que queremos atingir.
Perceba que, aquelas pessoas que reclamam da vida, acabam entrando num círculo de eventos correlacionados. Acabam criando e fortalecendo a sua ideia primordial de que as coisas devem ser assim, porque tem a imagem de que sempre foram assim. Mas quem te disse isto? Quem moldou as suas ideias para que, por exemplo, acreditassem que deveríamos pensar assim? Se elas são exclusivamente suas, infelizmente você começou a criar um modelos que não condiz com a realidade e será julgado, no futuro, por todas as ideias deturpadas que passou para os filhos, etc.

Não vem ao caso saber a origem do problema de percepção da realidade, mas depende de você mudar este quadro. Quem pode afirmar que as estatísticas são absolutas quando todos sabem que são amostragens. Se acreditamos que seremos mortos ao sair de casa, sendo que em São Paulo cerca de 1.200 assassinatos foram registrados no ano passado. São 41.692.668 habitantes, o que representa 0,00003% da população. Contudo a mídia dá quase que total atenção a estes fatos, pois semelhante atrai semelhante. 

Deste modo, se continuarmos acreditando que seremos afetado por isso, inevitavelmente seremos.

O que podemos fazer? 
Mudar o pensamento repetindo o contrário?!Mas não é uma fuga da realidade, para ser uma fuga da realidade é preciso saber qual é a realidade. Temos que destruir os quadros mentais que alimentam o nosso ego com medo e sofrimento, pois esta é a função do ego.
Por que você não se acha capaz? Isto é egoísmo, não querer enfrentar o destino! Mas não pensem que o destino é algo imutável, ele é flexível e é criado por nós mesmos, digo, o espírito. O papel de Deus é outro. Destino em japonês é constituído de dois ideogramas que querem dizer, comandar a sorte, portanto somos donos das nossas vidas. Tudo o que pensamos acontece, pensamentos que geram doenças, que geram sofrimento, também podem gerar sucesso. Mude o seu conceito do que é realidade.


"Você perguntou se há um modo menos doloroso de passar por esse processo - e a resposta é sim. Contudo, nada em sua experiência exterior terá mudado. O modo de diminuir o sofrimento que você associa às experiências e ocorrências terrenas - tanto as suas como as das outras pessoas - é mudar o modo de vê-las.

Você não pode mudar o evento exterior (porque foi criado por todos vocês, e não é suficientemente maduro em sua consciência para alterar individualmente o que foi criado coletivamente), por isso deve mudar a experiência interior. Esse é o caminho para o completo controle na vida.

Nada é em si doloroso. O sofrimento resulta do pensamento errôneo. É um erro no modo de pensar. Um mestre pode acabar com a dor mais intensa. Desse modo, o Mestre cura. O sofrimento resulta de um julgamento que você fez sobre uma coisa. Elimine o julgamento e o sofrimento desaparecerá. O julgamento frequentemente se baseia na experiência anterior. Sua ideia sobre uma situação se origina de uma ideia anterior sobre ela. Sua ideia anterior resulta de uma ideia ainda mais anterior - e essa ideia de outra, e assim por diante, como um bloco de edifícios, até você voltar por todo o caminho até a sala de espelhos, ao que Eu chamo de primeiro pensamento". Neale Walsch.


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário