sábado, 23 de fevereiro de 2013

025 - o que é ego segundo xintoísmo

Os textos do xintoísmo não fazem alusão direta ao ego senão às práticas de purificação. Estas práticas são exercidas e aplicadas dentro do aikido por ter ela se apropriada dos princípios do xintoísmo. Por ser uma arte marcial regida por princípios de não-violência, a disciplina aplicada para o controle do ser passa necessariamente pela absorção do ego. O xintoísmo caracteriza-se pelo culto à natureza, aos ancestrais, e pelo seu politeísmo , com uma forte ênfase na pureza espiritual, e que tem como uma de suas práticas honrar e celebrar a existência de Kami, que pode ser definido como "espírito", "essência" ou "divindades", e é associado com múltiplos formatos compreendidos pelos fiéis; em alguns casos apresentam uma forma humana, em outros animística, e em outros é associado com forças mais abstratas, "naturais", do mundo (montanhas, rios, relâmpago, vento, ondas, árvores, rochas). Considerado como consistindo de energias e elementos "sagrados", o Kami e as pessoas não são separados, mas existem num mesmo mundo e partilham de sua complexidade inter-relacionada.


O Texto mais Importante por Morihei Ueshiba


Certamente este é o texto mais importante existente sobre o aikido [arte marcial que, a despeito da origem guerreira, o carácter distintivo reside do modo preciso em não se opor ao adversário, mas, antes de qualquer coisa, envolvê-lo e utilizar de sua própria agressividade e energia. E, conforme o nome da arte sugere, toda sua prática está intimamente relacionada ao conceito de ki, uma energia natural que flui no corpo humano: o aikiido extrapola e faz do controle/harmonização do ki sua mola mestra, isso claro no estudo do provecto princípio do aiki (relacionado ao kiai), que tem estado presente nas mais diversas disciplinas orientais e pretende resolver uma deficiência não pelo choque mas pela concórdia] pois explica a sua essência, o Takemusu Aiki, que é divulgado pelo Instituto Takemusu e pelos Dojos que ensinam o Aikido Tradicional na forma ministrada pelo Fundador Morihei Ueshiba. 


Takemusu Aiki – Fonte Aikido Journal #116 (1999)

A simbologia e as metáforas empregadas por O-Sensei originadas dos textos xintoístas como o Kojiki e são também influenciadas pela religião Omoto e seu co-fundador Onisaburo Deguchi. Ainda abundantes são as referências ao kotodama, outra crença xintoísta incorporada na religião Omoto que afirma que as vibrações primordiais por trás das letras e dos sons tem um valor intrínseco capaz de influenciar a realidade física. Os significados de muitas passagens são obscuros e ainda temos que frequentemente pesquisar alguns termos na tentativa de continuar motivados na leitura desse difícil texto.


Hoje, como disse, vou descrever para vocês o que é aikido.


a. Aikido é o princípio da eterna continuação através dos tempos do único e mesmo sistema do Universo. b. Aikido é a verdade dos céus e o maravilhoso trabalho de Takemusu Aiki. c. Aikido é o caminho da união e da harmonia do Céu, Terra e humanidade. d. Aikido é, entretanto, o caminho para se perceber toda a criação. e. Aikido é o supremo trabalho do kotodama e o Grande Caminho da Purificação Universal (misogi).

No aikido, é absolutamente indispensável que nós permaneçamos na Ponte Flutuante do Paraíso (Ame no Ukihashi). Isto é essencial para que nós retornemos e nos unifiquemos com Deus, que é a forca espiritual, o Pai Original. E nós devemos ficar na Ponte Flutuante mesmo se não conseguirmos encontrar nada. Antes de Deu,s nós devemos abandonar nosso ego, libertando a nossa mente de todos os pensamentos e ficarmos prontos para executar os trabalhos divinos para acalmar nosso espírito (kon) e retornar a Deus.

O trabalho divino primário é nos tornar um com Deus, o Criador, retornando à ele e nos unificando em harmonia com Deus. Nós podemos perceber esse trabalho expondo nossas missões nos dada por Deus e nos unificando com o Espírito Divino, que é, nos tornar um com o Grande Universo. Agora, aikido é o nome dado para a nossa prática do caminho para atender ao espírito e corpo do Universo, e o Caminho da unificação com a luz da harmonia. Por exemplo, se há algo sujo na terra, os insetos vêm e limpam-no. Inseto, peixes, pássaros e todos os outros animais têm seu próprio jeito de cuidar das impurezas desse caminho.


Como seres humanos nós devemos nos purificar de todos os pecados e impurezas e aceitar nossas próprias missões divinas. Isto é o que nos oferece o aikido, e é por este propósito que você oferece “A Reza para a Paz Mundial” que Goi Sensei falava. Mas, se você reza apenas nessas palavras, não irá funcionar. Você deve na realidade viver para rezar, ou nada será válido.


Aikido é a arte marcial da verdade; é o trabalho do amor. É o caminho para se proteger todas as coisas vivas desse mundo, então, aikido é uma bússola que dá vida à todas as coisas. As artes marciais e suas formas são a lei que protege o crescimento de tudo existente no mundo de acordo com a lei da vida e o crescimento da natureza. Abraçando os três mundos (o mundo da aparência, o mundo subconsciente e o mundo Divino), nós devemos doar nossas vidas para unir em harmonia e administrar esse trabalho. Este é o caminho que nos completa e é também a prática do aikido.


Concluímos então que o aikido avança em sentido da perfeição do mundo inteiro para poder estabelecer uma ordem entre o Céu e a Terra. O aikido é o Grande Caminho para purificar completamente o mundo. Ele purifica e limpa todos os pecados, malícia e mal do Universo e toma conta dele. O Caminho de aiki é o caminho da proteção do amor. Sem amor, nada no mundo pode ser feito. Entretanto, eu creio que esse mundo será destruído se o verdadeiro trabalho de aiki não for levado adiante.  Nós devemos proteger esse mundo trilhando nosso caminho entre os três mundos: aparência, subconsciência e Divino. Isso é uma manifestação de Buddha.


Aikido é o caminho da sinceridade, e sinceridade é o Caminho da lealdade. Lealdade significa servir para a construção do Paraíso Universal, e nos devotar ao espírito da construção do Céu e da Terra. Para poder avançar neste Caminho, primeiramente devemos nos aperfeiçoar. Nós temos que melhorar e aperfeiçoar as nações, e reformar e aperfeiçoar a humanidade, pois só assim a Terra será transformada em algo melhor.

Eu irei dizer-lhes como eu, Ueshiba, fui capaz de compreender isto. Eu executo práticas espirituais diariamente com a intenção de me livrar de qualquer coisa do mundo e eu tive a experiência de ter o meu corpo iluminado, o que se tornou o corpo de Fudo Myo, carregando uma grande luz brilhante de fogo nos ombros, e outra vez eu me tornei o corpo de Kan Zeon Bosatsu. Eu fiz perguntas a mim mesmo e então as compreendi. Eu tenho o universo dentro de mim. Tudo está em mim. Eu sou o Universo, então, não há “eu”. Portanto, desde que sou o Universo há apenas eu, e não outro.

Entretanto, aikido é uma religião sem ser uma religião. Aikido difere-se de qualquer outra arte marcial criada por um ser humano. É a prática de vivenciar toda poderosa verdade e sinceridade dedicando-se ao trabalho completo do corpo e do espírito. É meu desejo que você domine o aikido incluindo sua dimensão espiritual. Vamos estudar juntos nos devotando completamente à arte.


A Missão do Aikido

O Céu é a pura verdade. Sua natureza é a pura Luz Sagrada. O fogo é uma lei e trabalha como um ministro. Um ministro (mestre de Aikido), deve compreender a verdade completamente o que significa que ele deve compreender a Verdade Universal profundamente, manter na mente o Caminho da verdade, leis e cerimônias, e transmitir as leis mundo afora. 

A água é cerimônia, oficiais do governo e Nigi Mitama. É chamada de Nigi Mitama quando se move harmoniosamente, isto é, unificando o Céu e a Terra através de cerimônias. Isso se chama iya (respeito, cerimônia). Fé muito grande é essencial para essa união. Fé muito grande significa que o Amor está abraçando o Amor. É uma troca de Amor. Toda natureza deve manter esse verdadeiro significado em mente e mantê-lo enquanto expressar-se em função de nunca perdê-lo. Isso se chama o Caminho. Isto é a Terra e são as Pessoas.


Seguindo o Caminho, você deve abraçar totalmente e guardar a verdade no seu coração sem ferir o mundo, mas permitindo a ele penetrar em você, para que você nunca o perca. Você nunca deve se desviar do Caminho. Se você precisar deixá-lo, esse não é o verdadeiro Caminho. Esse Caminho deve ser seguido absolutamente e firmemente.

A Terra é o lugar onde a Luz Divina brilha. A Luz Divina irá radiar em cada ser humano de toda a humanidade, e este será o tempo quando o Japão irá manifestar sua verdadeira natureza na Terra.
Para tornar isto possível, o aikido tem a missão e objetivo de clarear e ensinar o verdadeiro significado da união governamental e religiosa, e o princípio da Verdade existente em toda natureza, e guiar as pessoas para prática do Caminho. O Caminho do aikido é dar um lugar próprio a tudo no Universo, incluindo pequenos insetos, e proteger o Caminho de cada coisa. Ele ainda clarifica o Grande Caminho, no qual Céu, Terra e Natureza dá vida à todas as coisas no mundo inteiro e permite à elas o crescimento. Para iniciar esse processo, primeiro você deve afirmar os Santos. Você deve concordar com Deus e Buddha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário