quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

018 - o que é ego segundo tiago

Então, o que acontece quando abandonamos o ego?
 

Ah! Sim. Aparentemente nada. — respondi automaticamente. — Quero dizer, se o ego é formado por pequenas personalidades que possuem um temperamento que oscila, quando estas personas – non gratas – desaparecem, é como se o ego sumisse.


É como, ou ele realmente some? — ah! Como ele podia ser azucrinante.


Quando falamos sobre o ego há alguns meses eu imaginava que ele deveria escafeder-se. Mas agora eu penso que ele deveria permanecer enquanto estivermos... — que palavra usar, encarnados, iludidos, restritos.


Usando-o. — uma pausa para que o meu cérebro processasse. — Está certo, o ego com as suas imperfeições é o ego-pessoa, tanto o material quanto o espiritual. É este ego que tentamos extinguir, assim como as suas personalidades orbitantes. O conceito de um ego-pessoa é algo criado e imaginado pela mente discriminadora e que a ele se apegou, mas que deve ser abandonado, quando se está trilhando o caminho da Iluminação. A natureza de Buda ou o estado búdico, pelo contrário, é algo indescritível e que deve ser descoberto e compreendido. Em certo sentido, ela se assemelha a um ego-pessoa, mas não é o ego na acepção do “eu existo” ou “meu”. [A doutrina de Buda. III A natureza búdica e a negação do ego]. O ego que se camufla é o que chamamos de estado búdico do ser. É uma condição inata do homem, é um ego supremo. Digo ego, pois enquanto houver a máscara, ele existirá.


Porém todos acreditam que o ego é irremovível.


Só porque nós chamamos estas deficiências do caráter, estes subterfúgios morais, estas imprecisões sociais, de ego. Sendo assim, o ego não é nada mais do que as impurezas mentais que encobrem a nossa natureza perfeita, búdica. Na verdade é mais como um apego exagerado ao ego. Deixando de existir o apego ao eu – ou ego-pessoa –, não mais ocorrem conflitos e desavenças, e todos os obstáculos desaparecem. Sem obstáculos, todos conseguimos crescer livremente e evoluir cada vez mais. Crescimento livre só é possível quando se supera o obstáculo. Superar o obstáculo é deixar de se apegar ao eu. [Você é dono de potencialidade infinita. Masaharu Taniguchi], Como eu disse anteriormente sobre a resignação ou o autoperdão, todas as criaturas possuem o seu lado sombra, que são resultados de traços psíquicos, reprimidos e não vividos, que, por razões diversas foram excluídos do convívio e, por isso, foram dominados.


Sendo assim, estas impurezas mentais – mesmo disfarçadas de um outro sentimento, como no meu caso – são responsáveis pelo acobertamento do estado búdico que precisa ser resgatado com...?


Aprimoramento do espírito, purificação e posterior extinção do ego, que podemos chamar de sublimação, iluminação, ascensão, libertação ou outros. E como se realiza isto? — Tiago precisou esperar o fim dos gritos. — Através da experiência. Possuímos em nós toda a sabedoria de Deus, como filhos, refletimos a sua perfeição pelo ilimitado. Não discuto termos ou faço restrições, puramente admito a minha carência em abranger o que é Deus. Porém eu posso me conhecer e assim, observando as minhas virtudes, capacidades infinitas e ações experimentadas, construir uma fração de quem é Deus. Será que erramos ou não percebemos o alcance da palavra perfeição. Deus é perfeição, jamais comete erros. Livro das Cinco Sombras, Mateus Göettees.


Nenhum comentário:

Postar um comentário