sexta-feira, 18 de março de 2016

CRIANÇA BIRRENTA


Somos determinados por nossas ideias, fés e senso de justiça. Porém só fará sentido se estivermos inseridos em grupos. O poder do grupo anula qualquer bom senso e a justiça só fará sentido se nós seguirmos as ‘leis’ veneradas pelo grupo. Se eu fosse indiano ‘eu’ respeitaria o sistema de castas [?] e compreenderia a sua razão. Na verdade é um sistema bastante prático, mas como é regido pelos homens, o lugar de ‘Deus’ fica obscuro. Ou seja, tomamos para nós coisas que naturalmente se resolveriam dentro do mecanismo de ‘ação e reação’, o carma.

Mas voltando ao fato de pertencermos a um grupo não simplifica. Porque um grupo sempre está inserido em outro. Um católico pertence ao grupo de cristãos: sejam evangélicos, ortodoxos, protestantes e demais seitas. E os religiosos estão inseridos em grupos maiores, como do cristianismo; islamismo; hinduísmo; budismo; pessoas sem religião e etc.

Poderiam estar num grupo chamado ‘Organização das Religiões Unidas’, mas isto seria um contrassenso. Entretanto como os grupos vivem se digladiando, assumindo suas posturas irretocáveis, é evidente que surgirá conflito. Não existe, hoje, a menor possibilidade de o conflito ser extinto, porque a verdade que eu apregoo sempre será oposta a de alguém.

Evidentemente gostaríamos que a ‘nossa’ verdade se tornasse a de todos. E como fazer? Hitler estava errado, mas a população só sabia o que importava a eles ou/ que lhes contavam, portanto ele estava certo para o seu grupo. E de posse da autoridade, o grupo o apoiava irrestritamente, mas eles acreditavam estar certos. Por outro lado denigrimos Hitler que na verdade não era responsável por todas as atrocidades, ele só reuniu aqueles que, juntos, poderiam dar corpo às suas insanidades. E quando pensamos naqueles que se uniram a ele e, cientes do plano, usaram de seus poderes para que a autoridade se tornasse indiscutivelmente absoluta. Não sei como foram tão idiotas para acreditarem nele, ou talvez fossem só gananciosos, oportunistas... Então quem realmente seria ‘Hitler’?

Aqueles que criaram os meios, que os executaram, que acreditaram, que se omitiram, que lutaram contra ‘outros’ grupos por serem incompatíveis com suas verdades? Fazemos o mesmo quando agimos com preconceito, medo, vergonha... grupos ao qual nos unimos para nos fortalecer porque fomos criados para sermos assim. Não vejo nada de errado em defender suas verdades, mas isto entra em conflito com as outras verdades.

Arregaçar as mangas e agir, nem sempre resolve, somente atiça a fogueira de um incêndio que poderia estar se apagando.

Mas eu entendo, queremos estar certos diante do grupo em que nascemos e passamos a defender. Uma nação contra a outra. Mesmo que elas estejam no mesmo planeta. Um Deus contra o outro, mesmo que só exista um.

Tem horas que eu me sinto Hitler, indignando-me com algum assunto que me desagrada. Tenho evitado erguer a mão e gritar meus desprezos. Porque me sentiria uma criança malcriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário