sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O TOMBO



Se eu pareço repetitivo é porque não encontro palavras para finalizar, explicar, liquidar o que me propunha. E fica óbvio que tudo o que tenho dito já foi dito por quem entendeu e tentou simplificar. Alias, quanto mais complexo parece, mais simples eu acabo reavaliando, é preciso ser assim. Falar para crianças.

E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. São Marcos 10:13-15

Eu ainda sou e todas as manhãs repito: Sou ‘idiota’, sábio e perseverante. Para começar o dia com duas resoluções, a de que não quero e não preciso ser arrogante e orgulhoso e me impor diante [?]. E que não posso desistir logo na primeira contrariedade. O que gera um círculo vicioso, porque se eu me sentir contrariado, frustrado ou indignado é sinal de que o meu nível de arrogância atingiu um patamar alarmante. E ele assume uma personalidade orgulhosa que me assusta. Este ciclo se repete não só nesta vida. Buscamos um equilíbrio entre o orgulho e humildade que acaba sendo uma daquelas batalhas eternas entre o bem e o mau. Somente nos resta sermos espertos e passar a perna nos outros se quisermos sobreviver.

"Se é isso que é ser esperto, vou viver o resto da minha vida como um idiota!"

Então eu simplesmente ignoro-os, simplifico. Por isso o ‘idiota’ como uma ideia de ingenuidade e perseverança. Ou seja, o que gera o ciclo ou reativa-o é somente o que me causa medo. Se alguma coisa, ou alguém, se interpõe às minhas verdades eu reajo. Com ferocidade ou submissão. Com arrogância ou desprezo. Com raiva ou impassibilidade. Eu prefiro simplificar usando um axioma, na verdade são alguns.

Se somos criados à imagem e semelhança de Deus, por que pensamos ser inferiores? Ou é Deus que é nossa imagem e semelhança, com barba e impiedoso? Se Deus é perfeito, por que não nos criou perfeitos? Mas se Ele nos criou perfeitos por que não parecemos assim, perfeitos? Ou não vemos a perfeição por que a queremos do nosso jeito? Ou por que a perfeição esteja no fato de podermos fazer tudo. Assim seríamos seus filhos. Se não somos seus filhos, por que rezamos Pai Nosso?

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:27-31

Cair nem sempre é ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário