segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SELF-STARTER

Nem tudo é como dizem ser.

Eu me lembro do ditado: saber e não fazer é o mesmo que não saber. Ou simplesmente, Ser o que acham que sou não é o mesmo que ser eu mesmo, eu acho. Estava pensando no quanto nos desgastamos tentando ser o que achamos que significa o que estão dizendo de mim. Ufa!

Ouvi me titularem de ‘cachorro morto’, ou seja, não-proativo que quer dizer que não sou alguém que age antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros. E pensei comigo: Hein?!

Não compreendi, mas me enfureci. Antes que ficasse vermelho respirei profundamente e evoquei a primeira regra da indignação: Se eu me ofendi deve ser verdade, pois só nos identificamos com aquilo que temos em nós. Talvez eu seja mesmo assim, porém, depois de algum tempo maldizendo, eu me senti confuso.

Como eu podia ser assim, ou melhor, como eu não podia ser proativo? Eu sei que sou, então.

E se não era para me indignar, por que reagi assim? Óbvio, em qualquer situação, nós nos ofendemos se somos contrariados, mas o problema é outro, pior. Você realmente sabe o que é ser proativo? Semântica, meu velho. Que quer dizer, num sistema linguístico, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados. Ou seja, nem sempre o que nos dizem é exatamente o que eles entendem por ou eu talvez também não entenda,

Eu posso ser proativo sem parecer, como existem muitos ‘cachorros mortos’ disfarçados de espertos. Eu tenho uma amiga assim que parece estar diante do computador, – sim, ela está usando mídias sociais – entretanto o que ela está fazendo supera em muito o significado de proatividade. Seu perfil exige que se pareça com o oposto do que dizem ser proativo, mas supera qualquer palavra que pudesse qualificá-la. Quero ser assim quando crescer.

Portanto ser ‘proativo’ é um termo pejorativo comparado com o que poderíamos fazer criando, não antecipando os problemas e as soluções como se fôssemos um manual de respostas previsíveis, estou falando da capacidade de criar respostas e soluções inusitadas fazendo uso de uma ferramenta excepcional. Nem tão inusitada assim, as conexões que são criadas quando nos conectamos com outras pessoas, outras informações, outras dinâmicas que só seriam possíveis se nós nos abríssemos para aquilo que destoa do que deveríamos fazer. Ou que dizem que nós deveríamos fazer.

Ser assim deveria ter um adjetivo único, contudo entre ser um proativo e um ‘líder’ só falta a autoconfiança e a audácia.

No entanto eu pensei que aqueles que disseram que eu não era proativo, talvez, fossem os ‘cachorros mortos’. E como não quero ser igual e apontar dedos, suponho que eles também não saibam o que é ser proativo. E isto soa como uma tentativa de rebaixar quem se sobressai para que se sintam capazes de parecerem o que invejam sem mover um músculo sequer. Esta briga de crianças é constante na história humana, pessoas assim são dignas de dó... mas eu não quero só ser proativo, quero faze-los ver que podem muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário