segunda-feira, 29 de julho de 2013

programação neurolinguistica



A programação neurolinguística (ou simplesmente PNL) em suma significa: 'como as palavras (linguística) podem atingir a mente (neuro) e produzir uma ação (programação)'. É baseada num conjunto de modelos, estratégias e crenças que seus praticantes utilizam visando uma comunicação positiva e eficiente entre as pessoas e consigo mesmo com o objetivo de conquistar a excelência e o desenvolvimento pessoal e profissional. É baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso".

A Programação Neurolinguistica estudou profundamente as reações do corpo e encontrou os canais de acesso à mente inconsciente. Assim desenvolveu uma comunicação com todas as partes do cérebro para buscar a raiz das doenças no âmbito emocional. Comprovou que, antes mesmo de um indivíduo verbalizar seus pensamentos ou sentimentos, o corpo, através do sistema nervoso, transmite movimentos musculares e oculares imperceptíveis. Essa comunicação não verbal pode trazer ao ser humano — como está trazendo — uma autocomunicação, o que quer dizer que, conhecendo-se a comunicação não-verbal própria e das outras pessoas, é possível entender os porquês de problemas de saúde ou pessoais. Em última análise, está comprovado que através dos movimentos dos olhos, cor da pele, temperatura do corpo, ou movimentos sutis dos músculos, são reveladas as verdadeiras intenções de uma personalidade.

Atualmente, psiquiatras, psicólogos, médicos e até mesmo advogados e outros profissionais trabalham intensamente, aplicando conhecimentos da PNL, obtendo resultados extremamente positivos em relação ao comportamento de clientes ou funcionários, em se tratando de empresas. Para atravessarmos as grandes nuvens de ilusão que escondem o nosso verdadeiro ser, é preciso, a cada momento, conhecer melhor o funcionamento da mente humana. A PNL vem sendo desenvolvida desde a década de 70, a uma velocidade incrivelmente assustadora. Foi criada, exatamente, em 1975, por Richard Bandler e John Grinder. Em 1979, no Rio de Janeiro, foi realizado um workshop, dirigido por John O. Stevens, que trouxe estas informações a muitos terapeutas. Posteriormente outros workshops foram realizados no Brasil por ilustres representantes da área.

E não se limita, apenas, à mensagem cerebral: já é um marco em nossas vidas, pois está mudando padrões antigos e renovando a mentalidade dos homens nos campos da comunicação, da saúde e principalmente fazendo com que as pessoas compreendam seu próprio sistema interno de comunicação. Isso significa que estamos começando a atravessar a ponte que nos levará a conhecer o maior de todos os mistérios: nós mesmos.

O desenvolvimento e aperfeiçoamento desse trabalho está resgatando, do nosso âmago mental, as raízes do autoconhecimento que farão renascer, num futuro próximo, toda a sabedoria perdida do passado. Temos de auxiliar as pessoas a reconhecerem a capacidade de contato consigo mesmas, pois o sofrimento crescente, as dúvidas e as más interpretações de determinados fenômenos afastam o ser humano cada vez mais de seu caminho. O abismo entre o corpo e a mente necessita de uma ponte por onde as pessoas não tenham medo de atravessar para buscarem respostas nas mãos do Grande Conselheiro que habita nosso templo interno. Quando houver compreensão, respeito e convicção absolutos das leis do Universo, ocorrerá a unificação do ser e seus poderes esquecidos pela intelectualidade, os quais retornarão com força e equilíbrio. É assim que será afastada da mente humana toda crença de doenças e conflitos, dando-nos escolhas verdadeiras para que possamos fazer jus ao livre-arbítrio.

Na PNL é realizado um trabalho individual para cada pessoa que deseja se encontrar ou eliminar traumas, fobias, depressões e todo tipo de desarmonia interna. com o apoio de profissionais da área, vários trabalhos de recuperação e reabilitação de meninos de rua, presidiários, doentes mentais ou indivíduos com desvio moral e social, vêm sendo realizados com resultados cem por cento positivos. Cabe a nós darmos o apoio e reconhecimento a esses profissionais que tanto têm se empenhado no objetivo de resgatar essas pessoas de seu mundo nebuloso.
[Linguagem do Corpo Vol. I - Aprenda a Ouvi-lo para uma Vida Saudável] Cristina Cairo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário