quinta-feira, 9 de junho de 2016

O 'LIVRO DE MATEUS' 31



Pensando, seria mais simples, mas eu deixaria de me surpreender com o pensamento. Como se eu tivesse que dizer ‘Ah, se eu pudesse... fazer isto assim ou se tivesse feito assim’. Vivemos à base deste pensamento interminável.

Acho que a última vez que fiz esta expressão de choque eu estava pensando no livro que estou escrevendo sobre adolescentes. Um efeito colateral do meu tratamento criou um curto-circuito cerebral que ativou emoções nunca dantes navegadas por mim. Por isso o tema do livro; estou descobrindo particularidades que me chocam, mais também me surpreendem. Gostaria de voltar a ter 15 anos, mas agora.

A questão é que o personagem perdeu boa parte das suas memórias. E eu percebi que sem as memórias, as crenças, os julgamentos, os medos e, sobretudo os traumas, deixam de nos ancorar. Sem eles, as avaliações carecerão de subsídios errôneos.

É como ter fé em Deus. Todos dizem ter muita, mas eles se contradizem em dois pontos. 1) ou pensam que Deus não pode fazer muito por nós, já que o imaginam punindo e fazendo vista grossa. (tem algo tão contraditório, aff.) Temos o hábito de tornar Deus a nossa imagem e semelhança porque é difícil entender a perfeição. Procuramos deixa-lo velho, barbudo, e às vezes esquecido, para que possamos sentí-Lo mais perto. 2) ou pensam que, por estarmos em (constante) pecado, Ele permite que evoluamos através das experiências (Ah, até gosto), mas isto contradiz a ideia de que Deus nos criou a sua imagem e semelhança. O que implica que somos todos um pouco, deuses. E com este poder (em parte controlado pelo livre-arbítrio) podemos criar qualquer coisa, e criamos tão bem que conseguimos moldar um mundo de maldade e sofrimento.

Eu acrescentaria um terceiro. 3) Se Deus criou tudo (e criou mesmo) suponho que somos parte Dele. É como se toda a matéria e além, fosse Ele. É só você olhar para o seu corpo com mais de 10 trilhões de indivíduos celulares que tem vida independente. Nosso planeta só tem 7,125 bilhões de indivíduos. Podemos tudo. Os hindus, sikhs, jainistas e budistas. dizem namaste, uma saudação que diz 'O Ser [Deus] que habita meu coração saúda o Ser [Deus] que habita o seu coração.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário