sábado, 28 de maio de 2016

A 'VERDADE vs verdade



Não considero a verdade tão verdadeira assim. Estava observando (observo muito e tento não julgar como se fosse uma injúria para comigo) o quanto as pessoas usam a palavra verdade como uma desculpa esfarrapada às suas opiniões, ou seja, conforme a verdade de cada um ela pode ser o certo ou o errado. Mas também é o errado para que se define o certo, então esta verdade é fraca.

Nunca tinha me preocupado em ver o que dizem sobre a verdade e quando olhei no dicionário me surpreendi: propriedade de estar ‘conforme’ com os fatos ou a realidade; a fidelidade de uma representação em relação ao modelo ou original; qualquer ideia, princípio ou julgamento ‘aceito’ como autêntico; axioma; enfim, correspondência, adequação ou harmonia passível de ser estabelecida, por meio de um discurso ou pensamento, entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva. Me surpreendi porque a definição da verdade ‘depende’ de um arquétipo, dependerá de quem define quais pontos devem ser considerados quando definirmos a verdade, ela é parcial. Mas porque eu tenho uma ideia totalmente diferente da ‘verdade’?

Não será possível determinar que a ‘verdade’ tem pontos imutáveis, imparciais e homogêneos?
Eu vejo as pessoas defendendo (suas) verdades como se elas precisassem ser diferentes, em oposição. Considero uma degradação da palavra ‘verdade’. Para mim, ela sempre pareceu uma daquelas palavras que tem significado absoluto como a escuridão, que não tem parâmetros divergentes já que ela é absoluta. Mas palavras que também deveriam ser absolutas como o amor, acabaram sendo destrinchadas e ao se fazer isto, o amor e a verdade começaram a se esfacelar.

Temos a arrogância de – ao tentar explicar tudo – desvirtuar ideias que só fazem sentido se forem vistas no todo. Você não compra uma bela casa de praia se ela estiver no Alasca e nem se casa com que só tem pés maravilhosos – com exceção dos fetichistas.

Portanto a verdade é só uma, as religiões é que começaram com esta ideia de que as (suas) verdades deveriam ser as únicas. Depois foram reforçadas com a ideia de pecado e de competição...

Você deve ter me entendido...


Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário