domingo, 24 de janeiro de 2016

HEHEHE [rs]


Nunca tiver razões para falar de depressão, mas isto não quer dizer que já não tenha tido. Definir depressão é mais fácil se consultar o dicionário: distúrbio psíquico que se exprime por períodos duráveis e recorrentes de disforia, concomitantemente com problemas reais ou imaginários ou com experiências momentâneas de sofrimento, podendo ser acompanhado de perturbações do pensamento, da ação e de um grande número de sintomas psiquiátricos.
Pode ser, aliás, eu nunca tinha ouvido falar de disforia, mas por dedução só podia ser o antônimo de euforia. O pior são os movimentos bruscos entre euforia e a disforia, O embalo que causa frustração, e isto dói. E não sei porque não diminui, na verdade a frustração até parece diminuir, mas é só ilusão. Ela se une à mágoa, à negação, ao sofrimento, ira, inconformismos, arrogância, rancor, etc.

O que descobri é que costumamos jogar os [nossos] problemas nos outros, em causas e pretextos EXTERNOS. Por isso fica difícil de curar. Já ficou estabelecido que a depressão é uma doença e por ter sintomas que ‘podem’ ser tratados, é outro problema que já não é meu [nosso]. E mesmo em posse de uma descrição sobre o seu comportamento, a depressão pode até ser parecido em mim e você, contudo as diferença são tão ou mais importantes.

Se você se angustia e esta angústia gera animosidade porque tudo e todos parecem não entendê-lo, criando conflitos inexplicáveis e/ou circunstâncias incômodas, como se estivessem olhando atravessado ou cochichando às suas costas é porque o culpado é...

Um dos reflexos da pré-depressão é a incapacidade de responder aos desafios, provocações, E isto, antes de ficar só na frustração – porque dependerá de como cada um reage – cria insinuações ou, como já dito, problemas reais ou imaginários ou com experiências momentâneas de sofrimento, podendo ser acompanhado de perturbações do pensamento,

Se você for do tipo que luta com todas as forças, a frustração surgirá junto com o rancor – o ódio, principalmente dos outros – e se você for do tipo que dá socos em ponta de faca ou que se cansa [como eu], a frustração será acompanhada de impassibilidade, apatia.

Porém no fim se fixará como depressão por causas díspares apesar de parecerem semelhantes. Depressão, por ser um estado de inconformismo – tendência ou atitude de não se acatar passivamente o modo de agir e de pensar da maioria do grupo por origens variadas – se resume em suicídio à conta-gotas mais ira contra si próprio – que chamamos de ira contra todos e tudo.

Não perca tempo culpando os outros e justificando suas [deles e de si próprio] críticas. Quem está depressivo mesmo, hein? A forma como encaramos e julgamos e justificamos pode até parecer óbvias, mas quando estamos descompensados, até os santos nos parecem insultar.

Porque o culpado sempre será você.

Não se desespere, a depressão é a tentativa de tudo voltar à normalidade. E o que é normal? Repense suas atitudes. Não fique indignado com os outros porque será consigo o problema. Enfim, meu conselho nãp surtirá efeito, como dizem tudo tem um tempo, confie e os meios [hábeis] aparecerão porque muitos olham por nós, mesmo que não percebamos. Não é uma causa bárbara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário