quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O AMOR EXISTE, MAS...

Talvez, o que eu gostaria de mostrar para você seja impossível de demonstrar ou ensinar. Mas não pense que eu sou exceção e esteja tentando sufoca-lo com uma ideia ou sentimento ou arrogância só minha. A primeira coisa que devo informá-lo é que, independente de você me entender, ou aceitar – em parte, o que eu digo –, ou discordar, ou rejeitar, ou simplesmente ignorar, todas as respostas estarão certas. Porque é preciso fundi-las se quiser ter a Verdade. A Verdade é composta do todo, essa ideia de que tudo é separado entre o bem e o mal só deforma a Realidade.

Mas essa é outra história.

Sobre o amor, depois de definir a sua abrangência nos perguntamos: - Então, se tudo o que disse/dizem sobre o amor é o quê? Tem mais? Sim, muito mais, porém não parece amor. Nós fragmentamos o amor para ver se entenderíamos melhor suas particularidades.

Tem a compaixão: sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.

E a caridade: ato pelo qual se beneficia o próximo, especialmente os pobres e os desprotegidos; favorável em relação a alguém em situação de inferioridade (física, moral, social etc.); compaixão, benevolência, piedade. Etc, etc, etc...

Mas elas dependem de que usemos a imaginação e emprestemos os nossos sentimentos para que tais situações nos comova. Em qualquer situação eu me envolverei emocionalmente desde que eu injete minhas experiências. Meu envolvimento não será falso, pois todos já fazemos assim por natureza. Eu me envolvo na dor e na compreensão do outro, não por sentir piedade ou compaixão, mas por recriar em mim tais panoramas.

Não estou querendo diminuir o amor, estou querendo mostrar que esperamos amar mesmo quando não queremos, é louvável. Todos os dias eu vejo dor e sofrimento e extraio, de mim, amor e compaixão e caridade. Entretanto saber e não agir é o mesmo que não saber.

Tem mais, me deixe pensar melhor...

#amorexiste

Nenhum comentário:

Postar um comentário