sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A VERDADE DA VIDA V.7

Aqueles que olham o lado positivo das coisas, que enaltecem as qualidades dos outros e que, mesmo nas horas de maior infortúnio, nunca perdem a esperança e a coragem, e avançam continuamente olhando a luz lá adiante, acabam vencendo todas as adversidades e transformando sua vida numa vida repleta de luz e alegria. 

Pessoas alegres, otimistas, cheias de vida — essas são as pessoas que mais fielmente estão manifestando a verdadeira natureza do homem. 

Tais pessoas são como ímãs que atraem saúde e felicidade. Elas não só recebem a saúde e a felicidade, como também conseguem transmiti-las a todas as pessoas com que se relacionam. Assim como as doenças são produtos da mente e são transmitidas por meio de vibrações mentais negativas, a saúde e a felicidade também são produtos da mente e são transmitidas por meio de vibrações mentais positivas.

É desnecessário dizer que também o caminho para a felicidade é desbravado pela atitude mental positiva e pelo esforço incansável. Nossos pensamentos são como ondas de rádio: embora invisíveis aos olhos, eles constituem um tipo de movimento vibratório. Assim, sempre que um pensamento surge em nossa mente, ele se propaga no espaço, vai influir em todos os seres e passa a trabalhar no sentido de criar coisas e fatos condizentes com ele. Mesmo um pensamento que assoma à nossa mente apenas por um momento, não é algo transitório, que desaparece logo em seguida. Pelo contrário, ele vai se propagando, alcança as mentes de todos os seres vivos que existem no Universo e, encontrando uma mente adequada para recebê-lo, aí se fixa, cresce e afinal se concretiza. 

Se nossa mente estiver sempre tomada por sombrios pensamentos de ódio, de rancor, de doença ou de pobreza, todo o nosso ser acabará se tornando um aparelho receptor que capta os mesmos tipos de pensamentos emitidos por outras pessoas; e fatalmente acabaremos sofrendo as tristes consequências disso, tanto espiritual como fisicamente. 

As pessoas que vivem pensando em coisas sombrias e negativas, não só se tomam emissoras que propagam vibrações de infelicidade neste Universo, como também receptoras que captam e materializam as vibrações de infelicidade emitidas por outras pessoas e que vagam no espaço.

Originalmente, fomos feitos para levar uma vida maravilhosa, gozando de perfeita saúde, prosperidade e felicidade, bastando para isso que não tenhamos pensamentos sombrios, cheios de ódio, rancor, medo, ou pensamentos que atraiam a doença e a pobreza. 

Se somos agora infelizes, isso é consequência do fato de termos tido demasiada propensão para olhar o lado negativo das coisas; de termos vivido com a mente presa às coisas negativas e perdido a liberdade mental de olhar para a Luz, para o lado positivo das coisas.
Essas pessoas precisam saber que nós, seres humanos, não podemos dirigir nossa vida segundo nossos desejos egoísticos. Disse, outrora, um sábio: "A suprema liberdade provém da obediência a Deus". Assim é que a água, por exemplo, consegue fluir livremente e regar o solo fértil apenas quando age conforme sua natureza — a que Deus lhe deu. Alcançamos a verdadeira liberdade somente quando a realização de nossos objetivos está em conformidade com a vontade de Deus. 

Quando o objetivo não está em conformidade com a vontade de Deus, até mesmo os grandes homens, como Napoleão, por exemplo, acabam tropeçando mais dia menos dia. "Aonde quer que eu vá, infalivelmente haverá luz" — para que esse pensamento passe a ser uma convicção e não uma simples ideia formulada, precisamos viver junto com Deus, baseando n'Ele a nossa vida. 

Viver junto com Deus não significa avançarmos teimosamente em direção a uma meta, movidos apenas pela força de nossa própria vontade. Viver junto com Deus é confiarmos tudo nas mãos de Deus, vermos a salvação, a luz e a providência em todos os lugares, e seguirmos em frente com perseverança, ânimo inabalável, e coração confiante na Força Infinita de Deus, agindo com versatilidade, segundo a orientação de Deus. Com base na real compreensão disso é que podemos transformar a convicção "enxergarei a Luz, aonde quer que eu vá" em uma verdadeira força propulsora de nossa vida. Muitas vezes, não percebemos quanta felicidade e beleza existem neste mundo. 

Uma das causas disso é a ideia errônea de que a felicidade e a beleza devem ser algo especial, fora do comum. Precisamos nos lembrar de que Cristo disse: "... nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como os lírios do campo". É um erro pensar que para se ter beleza e brilho é preciso fazer alguma coisa especial. 

A verdadeira beleza nem sempre é aquela que chama a atenção dos outros. A verdadeira beleza é aquela onde há o vigoroso pulsar da Vida. Quando uma pessoa despertar para a beleza da Vida, compreenderá que sua própria vida é bela, mesmo que ela não use nenhum adorno. 

Felicidade é o nome que se dá ao estado espiritual que se alcança quando se compreende realmente a beleza da Vida. Quaisquer que sejam as situações em que nos encontremos, devemos compreender que essas situações são a matéria-prima que a nossa vida deverá ir esculpindo com todo o empenho. 
 
Masaharu Taniguchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário